sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

HIPERTENSÃO ARTERIAL


A hipertensão arterial (HTA) é uma das doenças com maior predomínio no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da tensão arterial. Esse aumento pode ter como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o stress e outras. A sua incidência aumenta com a idade.


A hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos não são observados quaisquer sintomas no paciente. Quando estes ocorrem, são vagos e comuns a outras doenças, tais como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjoos, falta de ar e sangramentos nasais. Esta falta de sintomas pode fazer com que o paciente se esqueça de tomar o seu medicamento ou até mesmo questione a sua necessidade, o que pode levar a um grande número de complicações.

Como prevenir a hipertensão arterial?

A adopção de um estilo de vida saudável constitui a melhor forma de prevenir a ocorrência de hipertensão arterial. Entre os hábitos de vida saudável sublinha-se a importância de:


  • Redução da ingestão de sal na alimentação;

  • Preferência por uma dieta rica em frutos, vegetais e com baixo teor de gorduras saturadas;

  • Prática regular de exercício físico;

  • Consumo moderado do álcool (um máximo de 30 ml etanol/dia nos homens e 15 ml/dia para as mulheres);

  • Cessação do hábito de fumar;

  • No caso dos indivíduos obesos, é aconselhável uma redução de peso.


A ausência de quaisquer sintomas durante a fase inicial da doença faz da medição regular da tensão arterial um hábito a seguir. Todos os adultos, em particular os obesos, os diabéticos e os fumadores ou com história de doença cardiovascular na família, devem medir a sua pressão arterial pelo menos uma vez por ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário