sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

COLESTEROL



O colesterol é um esterol encontrado nas membranas celulares de todos os tecidos do corpo humano, que é transportado no plasma sanguíneo de todos os animais.
Não existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal. Plantas apresentam um produto similar chamado de estigma estiro, que não é absorvido pelo corpo humano.
A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta. Portanto, ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta se aumentar a quantidade de colesterol na dieta. O colesterol é mais abundante nos tecidos que mais sintetizam ou têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o fígado, medula espinhal, cérebro e placas ateromatosas (nas artérias). O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associação existente entre doenças cardiovasculares e as diversas lipoproteínas que o transportam, e os altos níveis de colesterol no sangue (hipercolesterolemia).
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente

sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis.

CAUSAS DE UM ELEVADO COLESTEROL

O colesterol é tão importante que o corpo tem a capacidade de produzir toda a quantidade que precisa. Por sorte, o corpo também possui mecanismo para ponderar os níveis de colesterol.
Quando se ingere muito colesterol na forma de alimentos, o corpo reduz a quantidade que produz. O corpo também pode se livrar do excesso de colesterol na bílis que é eliminada do corpo pelas fezes.
Algumas vezes, essa capacidade de ponderar o colesterol entra em colapso. Nesse caso, é provável que haja um componente genético. Em outros casos, independente da boa constituição natural, o colesterol alto pode ser consequência de um estilo de vida inadequado – especialmente nossa alimentação.


CONSEQUÊNCIAS DE UM ELEVADO COLESTEROL

Com o colesterol em níveis elevados, ocorre o depósito de gordura nas paredes dos vasos que conduzem o sangue, onde há formação de placas.
Com isso, os vasos correm serio risco de entupimento (obstrução).
As placas podem obstruir parcialmente uma artéria, impedindo ou diminuindo a passagem do sangue.
Quando isso acontece no coração, temos o ataque cardíaco ou enfarto do miocárdio; quando acontece no cérebro, provoca derrame cerebral.
Na perna, se a obstrução for total, pode ocorrer a gangrena.

Por isso há que ter uma alimentação cuidada e saudável para evitarmos o colesterol elevado no nosso organismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário